A palavra e a génesis dos mal (entendidos)

A Torre de Babel ou torre da confusão, metáfora dos desajeitados comunicacionais que somos todos nós:
A torre de Babel (pintura flamenga de Pieter Brueghel S.XVI): porque a falar é que a gente se entende ou se desentende nos ditos, nos não ditos, no que se pensa ter dito ou calado.

Isto de comunicação até começou bem. Parece que houve um tempo em que falávamos todos a mesma língua, la para os lados da Mesopotâmia. 

A Bíblia fala de um tempo, em que toda a gente se entendia:"Em toda a Terra, havia somente uma língua, e empregavam-se as mesmas palavras." (Genesis 11:1).
Até que, Nimrod, um ambicioso descendente de Noé quis edificar uma torre cujo cume chegasse até ao céu. 

Deus considerou tal construção uma afronta, confundiu a linguagem e espalhou os seus construtores por toda a terra.
 Os homens deixaram, por castigo divino, então de se entender!
A comunicação entre os homens sempre terá representado uma ameaça aos poderes instituídos, talvez porque tal como na metáfora de Babel a comunicação promove vínculo relacional e social, inscreve as pessoas num projeto, interroga, faz reflectir em comum tal como o induzia na antiga Grécia o filosofo Sócrates. Tanto questionou o poder politico que foi condenado à morte.
Um dos principais indicadores dos poderes totalitários é controlar a comunicação para promover a submissão e a adesão a decisões inquestionáveis,comunicando apenas para se auto-promover.
Amordaça qualquer forma de comunicação que tenha a ver com a tomada de decisão, a liberdade de se situar face às opções individuais, familiares, sociais, politicas.

Então se é assim tão importante para a promoção da liberdade, da democracia, do exercício da cidadania responsável, porque é que a comunicação não se ensina tal como a matemática ou a geografia, não se promove, ficando a "arte" da comunicação apenas o terreno de predileção dos profissionais da manipulação dos mass-média, da publicidade, do poder político, económico e tantos outros discursos totalitários que tal como o canto das sereias adormecem as consciências ...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Justina e as crianças mal entendidas

As relações humanas e o Inferno das boas intenções.